População protegida desde o nascimento

14/10/2010 18:16

A triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pézinho, é um exame simples e rápido, mas capaz de diagnosticar doênças congênitas antes do surgimento dos sintomas.

Cheios de vida,porém frágeis e ainda indefesos, os recém-nascidos inspiram cuidados redobrados. quando o assunto é atenção especial aos bebês, os novos papais e mamães de Minas Gerais, marinheiros de primeira viagem ou não, podem sempre contar com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, o Nupad é credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado desde 2001. Cabe à Coordenadoria de Atenção à Saúde de Minas Gerais, a coordenação institucional do programa.

Criado em 1993, o Núcleo coordena a execução do Programa Estadual de Triagem Neonatal (PETN-MG) nos 853 municípios mineiros, respondendo pela realização gratuita do teste do pézinho em 96% dos recém-nascidos, permitindo a identificação precoce de quatro doenças:

O percentual de 4% não coberto pelo programa refere-se a testes realizados em laboratórios particulares. Até o início de agosto deste ano, mais de 4,1 milhões de crianças foram triadas. Em 2009, a média mensal de bebês testados superou a casa dos 19 mil.